BEM VINDOS!

"ESSE BLOG FOI CRIADO COM MUITO CARINHO PARA TODOS OS PROFESSORES QUE ACREDITAM NA EDUCAÇÃO COMO PRINCÍPIO PARA FORMAÇÃO DO CIDADÃO CONSCIENTE!"

APROVEITEM E REPASSEM AS IDÉIAS!


Profª Valdirene



Quem sou eu

Minha foto
MORO NA MAIOR FONTE HIDROTERMAL DO MUNDO, SOU PEDAGOGA,ESPECIALISTA EM NEUROPSICANÁLISE, COORDENADORA DE 1º AO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL,TENHO 17 ANOS DE EDUCAÇÃO E AMO O QUE FAÇO! "Acredito que a Educação pode mudar uma nação, A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida".

Quem acredita nessa idéia!

sábado, 7 de março de 2009

#A IMPORTÂNCIA DO AUTOCONCEITO

O autoconceito da criança, a maneira como ela percebe a si própria, influi em sua capacidade de aprender. Uma criança que se vê de forma negativa tem pouca confiança em si, sente-se incapaz de enfrentar situações novas. Mesmo antes de começar uma tarefa, às vezes se desanima, achando que será malsucedida. Pode acontecer que ela prefira distrair-se e brincar a enfrentar uma tarefa que pensa não ser capaz de enfrentar. O método de ensinar de cada professor, suas atitudes, o jeito de se relacionar com os alunos, a frequência com que fala com cada um e o interesse e o carinho que demonstra, influenciarão todo desenvolvimento afetivo das crianças. Em consequência, o professor influirá sobre a formação do autoconceito, sobre a motivação e a capacidade de aprendizagem. Aos olhos dos outros, o professor é muito importante. Suas atitudes vão ajudá-los a construir imagens positivas ou negativas de si mesmos, aumentando ou diminuindo sua motivação para aprender. O aluno aprende melhor quando fica sabendo se foi bem-sucedido ou onde e por que errou. O aluno que volta para carteira com o caderno na mão, só com marcas de erros, tem poucas condições de avançar do estágio em que se encontra, assim como o que recebe apenas uma nota, sem qualquer comentário ou retorno sobre seu desempenho. Ao estimular a correção do erro pelo próprio aluno, o professor o possibilita localizar aquilo que falhou e por que isso ocorreu. A consciência dos acertos, dos erros e das lacunas, permite que o aluno compreenda seu próprio processo de aprendizagem, desenvolvendo autonomia para continuar a aprender, na escola e na vida. Em escolas tradicionais em que o professor corrige o caderno e o livro do aluno, apenas assinalando acertos e evidenciando os erros com caneta vermelha ou de outras cores, só dificultam o desenvolvimento do aluno, impedindo desta forma que ele construa sua própria escrita descobrindo e crescendo com seus próprios erros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário