BEM VINDOS!

"ESSE BLOG FOI CRIADO COM MUITO CARINHO PARA TODOS OS PROFESSORES QUE ACREDITAM NA EDUCAÇÃO COMO PRINCÍPIO PARA FORMAÇÃO DO CIDADÃO CONSCIENTE!"

APROVEITEM E REPASSEM AS IDÉIAS!


Profª Valdirene



Quem sou eu

Minha foto
MORO NA MAIOR FONTE HIDROTERMAL DO MUNDO, SOU PEDAGOGA,ESPECIALISTA EM NEUROPSICANÁLISE, COORDENADORA DE 1º AO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL,TENHO 17 ANOS DE EDUCAÇÃO E AMO O QUE FAÇO! "Acredito que a Educação pode mudar uma nação, A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida".

Quem acredita nessa idéia!

domingo, 24 de janeiro de 2010

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO


Segundo Magda Soares (1998, p. 47) “Alfabetizar e letrar são duas ações distintas, mas não inseparáveis, ao contrário: o ideal seria alfabetizar letrando, ou seja: ensinar a ler a escrever no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita”.
Alfabetização e letramento são dimensões de um mesmo universo: o do domínio e o do uso da leitura e da escrita. Assim, quando falamos em alfabetizar letrando, referimos-nos à relação entre apropriação do sistema da escrita e o seu emprego efetivo em práticas sociais de leitura e de escrita.
Nessa perspectiva, uma das principais contribuições (senão a principal), advindas da noção de letramento, é que este propõe o domínio do uso da escrita em situações concretas de interação como uma das dimensões do processo de alfabetização.
Para interagir plenamente no mundo letrado, é preciso mais do que o domínio do código. Trata-se de estar preparado para o exercício das práticas sociais de leitura e escrita nas diferentes esferas de circulação do homem.
Pensando desta maneira, acredito que o hipertexto vem contribuir para o processo de letramento, já que abre um leque para compreensão da linguagem como um todo, solicitando que o sujeito não só saiba ler e escrever, mas que efetive estas práticas em sua comunicação.







"Escrever é fácil: você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca idéias.“
(Pablo Neruda)

Nenhum comentário:

Postar um comentário